Notícias
ImprimirImprimir     
Você está em: 
Notícias » 
"Prêmio Cesar Ades"

"Prêmio Cesar Ades"

"Prêmio Cesar Ades"
16/10/2012

Temos a honra e satisfação de informar que a entrega do "Prêmio Cesar Ades" foi realizada durante a sessão de abertura da 42ª Reunião Anual da SBP, no dia 17 de outubro às 19 horas, no WTC Sheraton Hotel, em São Paulo. 

Monografia vencedora: FILIAÇÃO RELIGIOSA COMO UM MARCADOR DE GRUPO EM UMA VARIAÇÃO DO JOGO DOS BENS PÚBLICOS E A INFLUÊNCIA DA PERSONALIDADE E ESPIRITUALIDADE NA COOPERAÇÃO.

 

Autor: Tiago Soares Bortolini

 

Orientadora: Maria Emilia Yamamoto

 

"A dissertação situa-se dentro da temática da Psicologia Evolucionista, mais especificamente no estudo do comportamento religioso como um fenômeno também biológico. Essas duas características por si só, como iremos argumentar, já representam um fator de originalidade e inovação do trabalho. Afora a originalidade e inovação referente à temática, a monografia submetida destaca-se pelo método utilizado e consequente avanço em relação a trabalhos anteriores que abordaram questões similares."

 

Comissão Julgadora do Prêmio: prof. José Lino Oliveira Bueno (presidente) e profs. João Claudio Todorov, Paulo Menandro, Maria do Carmo Guedes e Mauro Vieira.

O ganhador do prêmio Cesar Ades receberá o valor de inscrição, passagens e diárias para o coordenador ou 1 co-autor da monografia apresentar o trabalho em congresso científico internacional.

 

PRÊMIO CESAR ADES

Tema: PSICOLOGIA SEM FRONTEIRAS

 

R E G U L A M E N T O

 

CAPÍTULO I - DO PRÊMIO

Art. 1º. O Prêmio Cesar Ades foi instituído pela Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) em 2012, e tem como objetivo promover pesquisadores que revelem originalidade/inovação e relevância no desenvolvimento de estudos em psicologia no país.

Art. 2º. Anualmente, será indicado um tema para o Prêmio Cesar Ades. Para esta edição do Prêmio, o tema escolhido é “Psicologia sem Fronteiras”.

Art. 3º. O Prêmio será monográfico, podendo envolver diversos autores das diferentes categorias de pesquisadores: iniciação científica, graduados, pós-graduandos, pós-doutorandos, coordenadores de laboratórios e pesquisadores seniores. Podem ser submetidos artigos publicados ou no prelo, dissertações, teses, nos dois últimos anos.

Art. 4º. O Prêmio Cesar Ades será concedido à monografia selecionada, na pessoa do coordenador do trabalho. O prêmio poderá não ser concedido, caso as comissões julgadoras entendam não haver trabalhos que preencham as características do tema.

Art. 5º. Serão concedidas três Menções Honrosas, a critério da comissão julgadora.

Art. 6º. A SBP fará ampla divulgação do prêmio junto aos comitês de assessoramento de  fundações, associações e sociedades científicas e profissionais, universidades e centros universitários.

Art. 7º. A inscrição será feita por indicação de associações e sociedades científicas e profissionais, universidades e centros universitários, podendo também ser feita individualmente pelo coordenador da monografia.  A indicação deverá vir acompanhada da justificativa sobre originalidade/inovação e relevância da pesquisa no desenvolvimento de estudos em psicologia no país.

Art. 8º. O prêmio Cesar Ades será no valor de inscrição, passagens e diárias para o coordenador ou 1 co-autor da monografia apresentar o trabalho em congresso científico internacional. O coordenador ou 1 co-autor da monografia será convidado, também a proferir palestra na programação da Reunião Anual da SBP. O prêmio e as menções honrosas serão acompanhados de certificados da SBP.

 

CAPÍTULO 2 - DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS

Art. 9º. As inscrições poderão ser feitas até 17 de setembro de 2012, por meio de:

a) preenchimento de formulário (solicitado pelo e-mail da SBP sbp@sbponline.org.br) com justificativa de originalidade/inovação e relevância no desenvolvimento de estudos em psicologia no país que deverá ter 03 laudas, o espaçamento entre linhas será simples, fonte Arial 12 e o parágrafo será justificado;

b) currículo Lattes do coordenador atualizado em 2012 (http://lattes.cnpq.br/);

c) monografia anexada em arquivo word, que deverá ter até 50 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5, contendo:

• título, autor, orientador, instituição de vínculo e instituição onde se desenvolveu a pesquisa

(endereço, telefone, e-mail);

• introdução; objetivos; material e métodos; resultados da pesquisa e discussão; conclusões; e

referências bibliográficas.

 

Nota: serão aceitos somente trabalhos já concluídos com resultados finais.

 

CAPÍTULO III - DAS COMISSÕES JULGADORAS

Art. 10º. A escolha dos premiados será realizada em duas etapas:

a)      A comissão julgadora de até 7 (sete) membros oriundos da comunidade científica designados pelo presidente da SBP selecionará até 5 indicações, que serão encaminhadas ao Conselho da SBP, acompanhadas de justificativas.

b)      O Conselho da SBP indicará a monografia premiada e as menções honrosas.

Art. 11º. As decisões das comissões julgadoras não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo e da premiação.

 

CAPÍTULO V – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÊMIO

Art. 12º. A divulgação dos resultados pelo presidente da SBP ocorrerá uma semana antes da abertura da Reunião Anual, através do site da SBP www.membros.sbponline.org.br.

Art. 13º. O Prêmio Cesar Ades e as Menções Honrosas serão entregues pelo Presidente da SBP, na abertura da Reunião Anual de 2012.

 

CAPÍTULO VI - DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Art. 14º. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da SBP, mediante consulta ao Conselho da SBP.